Alt3 Forever

Bem Vindo ao blog ALT3 FOREVER!
Volte Sempre, e comente nossos posts.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Viajens e aprendizado

Definição - O Que é Intercâmbio Cultural?


Intercâmbio Cultural é a realização de uma viagem ao exterior por um viajante estudante com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro, ficando hospedado na casa de uma pessoa nativa daquele local. O estudante, então conhecido por Intercambsta, geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar e também não fala o mesmo idioma que ela. Existem vários tipos de Intercâmbio Cultural, específicos para cada tipo de Intercambista.


Intercâmbio significa também, por exemplo, a troca de conhecimentos entre viajantes e estudantes de diferentes países. Isso é alcançado, por exemplo, com Cursos de Idiomas ou Colegial no Exterior, Programas AuPair, convidando jovens estrangeiros para se hospedar gratuitamente em sua casa (ganhando em troca a chance de se hospedar também gratuitamente na casa deles num futuro próximo), fazer um estágio voluntário (não-remunerado) em países sub-desenvolvidos (na África ou Ásia ), entre outros.



O meio mais comum e fácil de participar de um Intercâmbio Cultural é fazer um curso de inglês no exterior em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, África do Sul, Malta, Irlanda, Inglaterra. Com uma duração média de 1 a 6 meses o intercambista aprende o idioma e a cultura (daí o termo Intercâmbio ''Cultural'') do local ganhando maiores conhecimentos sobre diferentes pessoas e costumes.


Intercâmbio Cultural no currículo profissional é atualmente uma enorme vantagem no mercado de trabalho desde jovens no ensino básico até experientes executivos, existindo cursos e programas específicos para cada um deles. Para jovens existem os Summer Camps e para Executivos os cursos de Inglês de Negócios de curta duração.


Qualquer que seja o interesse do intercambista, estes devem sempre fazer uma cuidadosa pesquisa ou procurar por empresas idôneas para realizar seu intercâmbio, sejam elas desde agentes de viagem no Brasil ou as empresas e escolas no exterior que os os irão receber.


Intercâmbio Cultural - Idades


Intercâmbios para Todas as Idades


Intercâmbios no exterior estão disponíveis para Todas as idades, de 8 a 80 anos como se diz comumente, inclusive para quem não fala nada do idioma estrangeiro, como o Inglês. Basta encontrar a escola certa.

Intercâmbio Cultural - Tipos de Intercâmbio no Exterior


Intercâmbio High School


Uma boa opção é fazer Intercâmbio de High School no exterior, ou o mesmo que Colegial no Exterior. Trata-se de uma oportunidade para jovens entre 15 e 18 anos viverem dentro da cultura de outro país durante um semestre ou um ano acadêmico. O aluno estuda em uma escola de ensino médio, integra uma família e faz amizades no país escolhido. É a chance perfeita de conhecer outra realidade, aprender e crescer, sempre com o auxílio do atendimento especializado de uma agência de intercâmbio.




Intercâmbio: dicas para não cair em armadilhas

■ Pesquise sobre o país e a cidade escolhidos. Quem está acostumado com agito pode ficar entediado em um lugarzinho pacato, sem muitas alternativas de diversão.




■ Programe-se com antecedência. Em países que exigem visto de entrada, esse documento pode demorar para ser concedido.


■ Preste atenção ao clima. Muitos dos destinos procurados pelos paulistanos têm inverno bem mais rigoroso que o nosso.


■ Converse com pessoas que passaram pelo mesmo programa que você quer fazer.


■ Não vá sem um seguro-saúde. Se houver a possibilidade de praticar esportes radicais, veja se a cobertura está inclusa no pacote.


■ Quem optar pelo programa de high school deverá se informar no colégio daqui sobre os documentos necessários para cursar o ensino médio novamente quando retornar.


■ Pergunte se o curso escolhido é reconhecido pelas escolas do Brasil.


■ Para pós-graduação, verifique se o seu nível linguístico é compatível com o exigido.


■ Confira se a agência de viagem faz parte de federações nacionais ou internacionais. Vale checar também se a empresa tem escritórios próximos ao seu destino.


■ Se vai ficar em casa de família, entre em contato com os anfitriões. É muito importante saber se há fumantes, animais de estimação, crianças... Está instalado e não se adaptou? Peça mudança à escola ou agência.


■ Contrate uma operadora tarimbada em programas de intercâmbio e desconfie de orçamentos muito fora da média do mercado.


■ Leia o contrato com atenção. Cheque a cláusula de desistência, pois imprevistos podem acontecer.


■ Fuja dos fast-foods e siga uma dieta balanceada. Deixe para experimentar guloseimas gordurosas nos fins de semana. Quem fica em casa de família tende a ter uma alimentação mais saudável.


■ Se precisar tomar remédios regularmente, calcule a quantidade necessária para o período da estada e leve-a na bagagem. É importante ter à mão, também, as receitas médicas traduzidas para o idioma do país de destino.


■ A conta do celular pode sair cara por causa do roaming. Por isso, se quiser usar seu aparelho, opte por comprar um chip local para fazer ligações. Programas da internet como o Skype dão a oportunidade de falar de graça — ou por um valor razoável — com parentes e amigos distantes.


■ Como a internet sem fio gratuita está em casas de família, escolas e cafés, quem quiser poderá levar notebook, netbook ou tablet daqui e usá-lo sem custo adicional.


■ É fundamental atentar para a legislação do local que se está visitando, já que ela muda drasticamente de lugar para lugar. Em alguns países e estados dos EUA, a idade mínima para comprar bebidas alcoólicas é de 21 anos. Infratores podem ser multados ou até deportados.


■ Encantou-se com aquele garoto ou garota? Lembre-se de que a viagem tem data para acabar. Além disso, algumas agências de intercâmbio garantem que mandam para casa menores de idade que são pegos praticando sexo.








                                                                              Emy ^...^

Nenhum comentário:

Postar um comentário